domingo, 19 de janeiro de 2014

BUF059. O indesejável


(Coleção Búfalo, nº 59)


Tex Connor, texano e fanfarrão, chegou a Green Valley e ficou extasiado com a beleza da região. Sem um tostão no bolso, decidiu ficar por ali uns dias a fim de procurar ganhar algum dinheiro, embora  não apreciasse o trabalho a que se dedicavam os vaqueiros. Conseguiu trabalho  no rancho de uma jovem, mas em breve transmitiu aos companheiros o gosto pelo jogo e a sua presença acabou por ser considerada indesejável.
De volta à cidade, instalou-se no saloon e, em pouco tempo, mudou alguns hábitos das pessoas que começaram a entusiasmar-se pelo jogo, fazendo crescer enormemente os lucros do dono do mesmo que lhe deu comparticipação. Tex começou a ser considerado indesejável na cidade e a sua atuação no baile anual onde compareceu bêbedo tornou essa convicção mais forte na gente pacífica da região.
Entretanto, um rancheiro pouco escrupuloso decidiu apoderar-se dos ranchos vizinhos e iniciou um morticínio começando pelo pai da jovem que o tinha contratado. Desencadeou um processo de terror perante os restantes anulando o xerife. Inicialmente, Tex gozou a situação daquela gente que o considerava indesejável e se portava como cobarde. Depois, sentiu algo pela mulher que o tinha contratado inicialmente e cujo pai fora morto. A sua inserção em Green Valley foi gloriosa e Tex deixou de ser o indesejável e foi convertido no herói da cidade.
Eis mais um texto de J. de Cardenas bem agradável de ler, embora por vezes pouco convincente. A caraterização de Tex está correta, mas a inserção na história, numa cidade sempre pacífica, de um rancheiro que gozava da amizade de todos e passou a bandido e assassino não é muito conseguida... mas o dar emoção à novela a isso obrigou.

Sem comentários:

Enviar um comentário