domingo, 22 de dezembro de 2013

PAS199. Cada vez mais perto do tesouro

 Meteram os cavalos a trote. Era impossível caminhar em linha recta mais de uns cinquenta metros seguidos, devido aos rochedos isolados que de vez em quando surgiam. No fim da tarde, depois do Sol ter perdido a sua força, deparou-se-lhes o que em tempos fora um grupo de tendas de campanha, mas que não era agora mais do que um montão de couros apodrecidos, sem os pintalga­dos adornos característicos do wigwam índio. Os esquele­tos embranquecidos de alguns animais e outros perten­centes a seres humanos deram aos aventureiros uma amostra da mortal epidemia que dizimara aquele ramo da grande tribo apache.
Alan desmontou e examinou os macabros despojos.

-Foi o carbúnculo, sem dúvida — explicou. — Pri­meiro, atacou o gado. Depois, contaminaram-se os ho­mens e quem não pôde ou não quis fugir ficou aqui para sempre. Afastemo-nos deste lugar.
Acamparam perto da tumba de Bom Sol, o chefe mais importante das tribos apaches, navajos e mescaleros. Segundo a lenda, este chefe famoso, em companhia do seu nobre e valoroso filho Winnethou, conseguiu ir­manar várias tribos de belicosos guerreiros, obrigando-os a enterrar para sempre o machado de guerra. E Winne­thou, que herdara de seu pai a prudência e a sabedoria que lhe eram proverbiais, teria extinguido nos seus ir­mãos de raça o primitivo ódio pelo rosto pálido, se armas traidoras não tivessem acabado com a sua vida. Mas, o filho do grande Inchu Chuna morreu e com ele desapa­receu o único dique que continha os instintos selvagens dos peles-vermelhas.
Sob a luz baça e metálica das estrelas, o rústico e fúnebre monolito parecia dotado de singular vida pró­pria. Produzia estranhos sons intermitentes. Sem dúvida alguma, eram ocasionados pelas lufadas de ar que se introduziam pelos interstícios abertos na pedra, mas nem por isso impunham menos respeito aos caminhantes.
Dick sentiu-se invadido de tal modo pelo pavor que mal pôde dormir durante toda a noite. O seu cérebro assustado fê-lo ver sombras fantásticas que vinham e se afastavam da tumba, em contorcidas piruetas. Mais de uma vez empunhou a espingarda com as mãos frias e esteve a ponto de disparar contra as quiméricas figuras; mas sempre se conteve, dizendo para consigo que não podia portar-se como uma menina assustadiça.
Todavia, nem tudo era produto da exaltada imagi­nação de Dick. Havia, efetivamente, sombras que ron­davam o pequeno acampamento com o sigilo caracterís­tico de gente suspeita e mal intencionada. Homens que vinham a segui-los desde que Soledad e Alan tinham saí­do da «Missão do Socorro».
(Coleção Bisonte, nº 47)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário