sábado, 26 de outubro de 2013

QST001. A questão da autoria de Cadeias de Sangue

O número 37 da coleção Arizona exibe na sua capa, em lugar de autor, o nome Buffalo Valley. O mesmo acontece na página 3, onde vulgarmente essa informação surge acompanhada do título da coleção, da obra e do responsável pela tradução (neste caso, Alice Chaves).
A mesma informação sobre autoria existe no registo da Biblioteca Nacional.
Acontece que mais nenhuma obra existe publicada em Portugal com este nome de autor. Por outro lado, no interior da obra nota-se que Buffalo Valley designa a região onde inicialmente residia “o herói”.
Pusémos assim em causa a autoria reconhecida pela APR. Procurámos nas listas de títulos disponíveis, mas nesta fase a Arizona não publicava o nome de autor nessas listas à semelhança do que acontecia noutras coleções da APR (Búfalo, Bisonte e Pólvora).
Admitimos que o autor fosse o responsável pela tradução, mas Alice Chaves era um nome que surgia com alguma frequência na tradução de obras nesta fase. Por outro lado, o livro indicava como título original “Cadenas de sangre”, sugerindo a sua proveniência de Espanha o que era comum a estas obras publicadas no nosso país.
O trabalho de catalogação de títulos da literatura popular do século passado e sua divulgação na NET está muito mais avançado em Espanha do que no nosso país e uma base de pesquisa indispensável é o blog Bolsilibros (http://bolsilibrosbruguera.wordpress.com/) da autoria de Nicolas Solvarin.~
Realizámos aí uma pesquisa. A coleção mais parecida com a Arizona é Salvage Texas, mas nesta nada existia de parecido com a obra em causa. Em contrapartida o número 199 da Bisonte da Bruguera tem o título “Cadena de Sangue” e tem como autor Fidel Prado. Não nos repugna associar esta obra a este autor dado que o seu estilo tem muito a ver com a mesma. A reforçar esta ideia, o facto de ter sido autor do número 36 da Arizona. Assim, procedemos a esta modificação, com algum risco é certo, mas parecendo-nos o mais correto.

Sem comentários:

Enviar um comentário