segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PAS138. Investida de reses enlouquecidas

Naquele entardecer, chegou ao rancho dos Mikel um estranho viajante. Montava um cavalo malhado, de grande porte, e trazia cruzada nas costas uma guitarra adornada de belos arabescos. Na montada, em vez de espingarda, trazia um cavalete e, num saco de mão, como puderam comprovar mais tarde, pincéis, tintas e paletas… Vestia roupas de vaqueiro, muito gastas e, à cintura, trazia um imponente «Colt 45».
Aproximou-se de Una Mikel, que saia naquele momento, precipitadamente, do interior da casa e cumprimentou-a levando a mão ao largo chapéu coberto de pó.
- Boas tardes, senhora… É a senhora a proprietária? Queria falar consigo…

- Apeie-se se o deseja, forasteiro, e descanse. Em seguida, atendê-lo-ei.
Junto do alpendre acabavam de aparecer Gary Jameson e Alberto Santos. Montavam a cavalo e aproximaram-se da jovem.
- Que há, Una? Estás desfigurada!
- Vi uma poeirada ao longe, pelo vale que outro dia descobriste… Receio que «eles» o tenham também descoberto.
Avançaram até À vala e apenas puderam conter um grito. Aproximando-se a uma velocidade incrível, notava-se uma mancha escura, envolta numa espessa cortina de pó. Até eles chegou o frenético bater de patas, mugidos dolorosos… Era como o rumor de uma imensa onda que ameaçasse arrasar a planície.
- Que trovoada! – exclamou Alberto Santos.
Joan Mikel reuniu-se-lhes e correu aos estábulos.
- Vamos! Temos de fazer qualquer coisa, quanto antes – mastigou Gary Jameson.
Joan voltou com dois cavalos de sela e ambas as irmãs montaram no seu. O cavaleiro da guitarra à bandoleira também se lhes uniu.
- Posso ajudá-los nalguma coisa?
- Veja se é capaz! – disse Fredie Mikel que acabava de sair de casa. – Sabe conter uma fuga desordenada de gado?
- Não; mas procurarei adaptar-me ao que vocês façam…
Fredie Mikel segurou Una pela cintura e fê-la descer do cavalo.
- Tu, toma conta do menino… e do papá… A tua presença é mais necessária aqui do que lá…
Os cinco cavaleiros saíram disparados a caminho da pradaria. Gary Jameson e Alberto Santos iam À frente. Eles sabiam como se podia conter uma corrida daquelas e estavam dispostos a jogar a vida em tão difícil missão.
O gado, semienlouquecido, continuava a galopar e a mugir. Os vaqueiros corriam ao seu encontro de revólver na mão. A certa altura, as armas entraram em ação disparando para o ar. Os cornúpetos, assustados com os estampidos, afrouxaram a marcha e procuraram desviar-se para o lado.
Jameson e Santos, desafiando a morte, cruzaram com alaridos até junto às próprias hastes dos animais que encabeçavam a manada. Estes voltaram a mudar de ruma e começaram a correr em círculo.
Fredie Miikel, sua irmã e o forasteiro começaram a galopar, em fila, em torno do gado.
A primeira parte, a mais difícil, estava conseguida. Depois, foi questão de tempo, para que os animais, materialmente rendidos, afrouxassem a correria, até cessar por completo. A nuvem de pó dissipou-se lentamente e os mugidos aflitivos deixaram, por fim, de se espalhar no espaço.
A inteligência vencera a força bruta.
(Coleção Pólvora, nº 15)

Sem comentários:

Enviar um comentário