terça-feira, 30 de julho de 2013

PAS031. Não Falarás!

Naquela noite, à hora em que meio povoado se tinha deslocado ao rancho Graham e o outro meio se refugiava nas baiucas e casas de tavolagem, quatro indivíduos aproximaram-se da repartição do xerife onde Sam, um dos seus ajudantes, fazia guarda. Os presos descansavam.
Sam estava à porta fumando tranquilamente. Por isso, a sua surpresa foi grande quando viu os quatro indivíduos, que não conhecia, rodearem-no ao mesmo tempo que lhe apontavam os seus revólveres ao rosto.
- Seja bonzinho e não solte pio! – disse-lhe um mexicano espigado de voz cantante. Mas logo, mudando de tom bruscamente, ordenou-lhe: -Vamos. Faça as honras da casa.
Era um golpe audacioso, em plena rua. Mas, nessa noite, a povoação estava deserta. Não restava a Sam outro remédio senão obedecer.
Entraram e Sam recebeu uma coronhada tão bem aplicada que, caindo redondamente no solo, ficou a dormir o sono violento da comoção. Os quatro desconhecidos correram rapidamente para o calabouço onde se encontravam os dois presos. Nesse momento, estavam acordados.
- Eu já sabia que não nos deixariam aqui metidos! Trouxeram cavalos para nós? – perguntou com ansiedade Gerard, agarrado aos varões de ferro.
- Talvez!... – foi a desconcertante resposta.
Gerard Larander riu nervosamente.
- Nunca entenderei bem a tua maneira de falar. Que diz o chefe?
- O chefe diz que és um cabrito, um miserável delator…
Enquanto o mexicano continuava a falar, Gerard mudou de cor. Os quatro homens estavam parados em frente dos varões de ferro, sem fazer menção de irem buscar as chaves para abrir o calabouço.
- Não sejas idiota! Nós não dissemos nada.
-Parece que sim! Deixaste entrever ao xerife alguma coisa do que se passa no rancho Graham. E estavas disposto a falar amanhã como uma alcoviteira.
-Estúpido! Que nos importa que digam isso?... Não!... Não!...
Friamente, os quatro homens dispararam através dos varões. Gerard e o seu companheiro quiseram refugiar-se num canto do calabouço, como feras acossadas. Mas as minúsculas lanças de chumbo quebraram os seus propósitos e eles ficaram ali, estendidos no solo, com o assombro e o terror refletidos ainda nos seus olhos…

Sem comentários:

Enviar um comentário